TIPOS DE INCENDIO

image34

Algumas informações importantes:


Antes de mais nada, é preciso saber o que pode desencadear um princípio de incêndio. Cada extintor tem propriedades específicas e serve para naturezas de fogo particulares. A categorização é feita por classes:


Classe Natureza do fogo A

Fogo originado de materiais combustíveis sólidos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, tecidos, borrachas e fibras orgânicas.BCausado pela combustão de líquidos e/ou gás inflamáveis, graxas e plásticos que queimam em sua superfície sem deixar resíduos.CQueima de instalações elétricas energizadas, como quadros de força, transformadores, fiações etc.DCausado por metais combustíveis, como magnésio, potássio, lítio, sódio e zircônio.


Tipos de extintores

Sabendo os tipos de naturezas do fogo que podem causar o incêndio, agora conseguimos classificar os extintores de acordo com sua indicação e agente extintor.


Agente Indicação Água

Para incêndios de classe A. Age por resfriamento e nunca dever deve ser usado em incêndios de classes B e C.Gás CarbônicoPara incêndios de classe B e C. Age por abafamento, extinguindo o oxigênio e causando resfriamento dos materiais.Pó Químico B/CPara incêndios de classe B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas.Pó Químico A/B/CPara incêndios e classe A, B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas e abafamento. Pode ser usado para contenção de praticamente qualquer natureza.Espuma mecânicaPara incêndio de classe A e B. Age por resfriamento e abafamento e nunca deve ser usado em fogo de natureza classe C.


Recarregamento

Todos os extintores devem ser verificados e recarregados uma vez por ano. Os extintores de Gás Carbônico devem ser inspecionados a cada seis meses para verificar a perda de carga, que deve ser menor do que 10%

Todos os cilindros devem passar por teste hidrostático a cada 5 anos.


Outros equipamentos

As mangueiras devem ser verificadas anualmente. Para verificar se estão em boas condições, devem passar por um teste hidrostático.


Os tipos de orçamento

O custo da recarga dos extintores deve ser contemplado na previsão orçamentária do síndico. Existem duas formas de orçar esse custo. O orçamento fechado é mais caro, mas abrange praticamente todos os serviços. Esse tipo permite evitar variações e surpresas financeiras no momento da execução das recargas. Com o orçamento aberto o condomínio conta com uma verificação pontual das necessidades no momento da recarga. O problema é não ter precisão no orçamento anual apresentado em assembleia.


Exija certificação

A empresa que prestará o serviço precisa ser certificada pelo INMETRO, cadastrada na CETESB e obedecer as normas vigentes. Quando os extintores são recarregados, eles recebem o selo dessa certificação.


A recarga é obrigatória

A responsabilidade sobre as condições dos extintores é, por lei, do síndico. Por isso, coloque a verificação de todos os equipamentos contra incêndio em sua rotina anual.


Manutenção dos extintores

image35

 A Sigma oferece o Serviço de Manutenção de Extintores, de acordo com a norma ABNT

 


A norma relativa à manutenção de extintores recomenda ao Responsável de Segurança, a realização dos seguintes serviços:


I)    Verificação Trimestral: Exame visual que poderá fazer seguindo uma checklist de 7 passos.
1º- O extintor está no local adequado e com as datas de manutenção válidas?
2º- O selo não está violado?
3º- A etiqueta de manutenção encontra-se legível e em bom estado de conservação?
4º- O extintor está em bom estado de conservação?
5º- O acesso não está obstruído e existe sinalização?
6º- As instruções de manuseamento estão visíveis, legíveis e não apresentam danos?
7º- A pressão está correta? caso exista manômetro

II)    Manutenção Anual: Anualmente é necessário efetuar uma manutenção que envolva o manuseamento do extintor para se verificar o bom estado do extintor e das peças.

III)    Manutenção Adicional: realizável de 5 em 5 anos para extintores ou sempre que seja detectada uma Não Conformidade (de acordo com os pressupostos apresentados na norma  

IV)    Recarga de extintores: Deve ser efetuada sempre que:

  •    O Extintor tenha sido utilizado, mesmo que parcialmente;
  •    A qualidade do Pó Químico não satisfaça os critérios de aceitação;
  •    O Extintor não tenha sido reprovado por nós no ano anterior, uma vez que não podemos garantir a qualidade e validade do Pó Químico no seu interior.

A SiGMA dispõe de uma equipe de técnicos certificados que lhe oferecem a totalidade destes serviços, com garantia de qualidade!


 

.

Teste Hidrostático em Mangueiras

image36

Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente por obrigatoriedade antes de ser colocada em uso (para mangueiras novas pode ser aceito o certificado de ensaio hidrostático do fabricante).
Item 4.2.2 NBR 12779:2004 – Deve-se realizar a inspeção e manutenção em toda a mangueira em uso conforme tabela 1 ao lado 

image37

 O teste hidrostático: O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é necessário e obrigatório conforme NBR 11861, em virtude do desgaste natural das mesmas ou por abrasão no revestimento externo. 

teste hidrostatico

Lembrando, que como o próprio nome diz, o teste é hidrostático e deve ser feito com água, embora algumas empresas façam o teste pneumático (com ar), esta prática não é recomendada.